segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O QUE É MARKETING?

   IMAGINE UM TESTE PARA DEZ ALUNOS ONDE OS MESMOS TIVESSEM QUE RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: O QUE É MARKETING? COM CERTEZA O PROFESSOR IA SE DEPARAR COM PELO MENOS 8 RESPOSTAS DIFERENTES. WHY? MUITO SIMPLES, O MARKETING É ABRANGENTE, NÃO EXISTE APENAS UM CONCEITO PARA ESSA PALAVRA, VAMOS ENTENDER.
   A palavra MARKET vem do inglês que quer dizer MERCADO. O ING que vem no final da palavra é gerúndio, portanto não há uma tradução específica. Será que poderia ser "mercadolando"? hehehehe... Alguns falam até em "mercadologia"... anyway...
Bom o que podemos entender de marketing em um simples conceito é de que são todas as ações planejadas de forma estratégica e voltadas para o mercado (não me refiro apenas ao mercado onde fazemos as compras do mês, embora existam estratégias de marketing implementadas num supermercado) tendo como resultado ou objetivo o aumento do consumo, lucro, fidelização do consumidor, consolidação da marca e por aí vai. Marketing no sentido de negócios, onde existe consumidor, pois é justamente este que dá lucros ao mercado concorda?
   Existem vários tipos de marketing como o ecomarketing ou marketing verde, político, social, de guerrilha, esportivo, e-mail marketing, de relacionamento, digital, endomarketing e etc... e para cada tipo de marketing, estratégias diferentes e adequadas são planejadas e implementadas para cada tipo e necessidade . Quando planejamos algo com certeza há um objetivo por trás disso
Ex: Um estabelecimento localizado num local com bastante fluxo de veículos deseja oferecer mais comodidade e qualidade a seus clientes, então o local vai passar por algumas mudanças necessárias (estratégias planejadas) como a construção de um estacionamento próprio, ambiente climatizado, segurança no local, melhor treinamento dos atendentes e câmeras de segurança espalhadas pela loja, oferecer vantagens a seus clientes como formas de pagamento, troca de mercadoria, verificar o que está sendo oferecido e o que o mercado pede, ou melhor, quais as novas tendências do mercado? Enfim essas mudanças são ações e é claro que toda ação (positiva) causa uma reação (geralmente* positiva) e essa(s) reação(ões) são justamente o lucro, fidelização, consolidação e tudo que mencionei anteriormente.
 *Eu coloquei geralmente positiva porque nem tudo na vida é 100% vamos ser realistas :)
A publicidade, propaganda, promoção são algumas das ferramentas que o marketing utiliza e outra coisa que vale salientar é de o marketing acompanha o produto desde a sua criação até a seu ''descarte'' ou ''morte''? Isso mesmo! Quando um produto ''morre'' vem outro para substituí-lo como o disco de vinil que foi substituído pelo CD e assim por diante, o que vem depois do CD? MP3, MP4... IPOD... é como um círculo que está sempre renovando. E por se tratar de um círculo, não tem fim (não é algo de começo meio e fim) no marketing existe uma coisa chamada ''pós venda'' ou "avaliação pós compra", mesmo depois do cliente ter comprado determinado produto é preciso fazer um acompanhamento para saber se aquele produto está realmente satisfazendo as necessidades (e também os desejos) daquele cliente, no que precisa melhorar, em algum momento fazer pesquisa e assim por diante.
Um produto, marca ou serviço por melhor (e mais conceituado) que seja, em algum momento vai passar por mudanças, sejam quais forem estas mudanças, e estas não vão acontecer por acaso e de certa forma devem acontecer, pois ninguém aguenta ver a mesma coisa o tempo todo por não sei quantos anos...e o marketing existe justamente para isso :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Publicitária, Assessora, ''Marketeira''. Num futuro não muito distante farei MESTRADO.