terça-feira, 1 de novembro de 2011

Chantagem Emocional - É possível lidar com isso?

    Só sabe realmente a sensação de ser "chantageado emocionalmente"' quem realmente já passou por esse tipo de situação, e eu vou logo dizendo que não é nada agradável, você fica com aquele sentimento de culpa sem ter culpa na verdade! hehehehe complicado né? É nada! Mais complicada é a mente de uma pessoa que utiliza dessa ferramenta para conseguir o que quer... 
    Considero chantagem também como um tipo de ameaça, sendo que o indivíduo utiliza um lado mais apelativo - ''Você pode ir eu não ligo, ninguém liga para mim mesmo" falando isso em tom de choro... affffff... criança geralmente usa este artifício para conseguir o que quer - Pai compra isso? AGORA NÃO FILHO... aí a criança fica triste ou começa a chorar aí o pai vai lá e compra o que o danado quer...
     Bem esse assunto de chantagem emocional é muito mais abrangente do que se pensa, mas também não é preciso ser um profissional (psicólogo, terapeuta..) para entender a ''metodologia'' desse problema. Este tipo de pessoa precisa por na cabeça de vez e entender que as coisas não são do jeito que quer sempre e que os outros não podem se submeter sempre as suas vontades, isso é egoísmo! É feio isso uai! QUE SEJA FEITA A MINHA VONTADE E NÃO ESTOU NEM AÍ PARA AS SUAS VONTADES. É justamente isso que passa na cabeça de uma pessoa egoísta 
( e que também pratica chantagem emocional com as pessoas) 
E quando a chantagem vem dos pais para com os filhos? Complica! E na adolescência então... Os filhos precisam entender que os pais são preocupados demais com suas ''crias'' e querem apenas defender seus pequenos (e grandes também) de qualquer coisa que possa fazer mal. Sendo que quando isso torna-se excessivo acaba gerando um aborrecimento por parte dos filhos como uma intromissão exagerada em suas vidas e quem gosta quando alguém se mete demais na sua vida a ponto de interferir em tudo ou em quase tudo? Os pais também precisam entender uma coisa, os filhos são criados para o mundo, eles precisam crescer e com certeza construir suas vidas ser independentes do mesmo jeito que vocês fizeram hein pais.. então é correto aconselhar e orientar mas é errado interferir ou impedir, muitas vezes é preciso cair para se levantar isso é normal para o amadurecimento e para entender que o mundo não é perfeito. Deixe-os viver!
É lógico que não se pode avacalhar também deixando-os fazer de tudo, uma pitada de bom senso de ambas as partes é interessante. Bom, mas a pergunta do título é É possível lidar com isso? 
    É preciso né? A conversa pode ajudar, se a chantagem emocional incomoda você então fale a verdade, vá com calma, pois muitas vezes a outra pessoa nem está se dando conta do que está fazendo com você, diga que se sente mal. Por exemplo: ''Sei que você quer apenas o meu bem estar, mas com essas atitudes o efeito está sendo o contrário, pois não estou bem. Se eu chegar a cair, vou me levantar, mas antes de tudo preciso vivenciar para saber se vai dar certo ou não". Claro que vai depender do contexto da situação que a conversa vai variar, mas mesmo assim é preciso conversar e falar a verdade, pois estas atitudes estão incomodando você correto? E eu tenho absoluta certeza que você não quer viver desta forma.
Em alguns casos é preciso a ajuda de um profissional para orientar o problema (o paciente), o que não pode é ficar nesse inferno! Fala sério! Sem contar a perda de tempo, o estresse, desgaste mental e etc.. Gaste o tempo em busca de uma solução, pois a vida é muito curta para ser desperdiçada com esses probleminhas...
Já ouviu um ditado de que ''pimenta nos olhos do outro é refresco''? Então tente também ser um ''chantagista emocional'' as vezes, aí é quando os personagens da história trocam de papel e tudo começa a fazer sentido, ou seja, provando do seu próprio veneno. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Publicitária, Assessora, ''Marketeira''. Num futuro não muito distante farei MESTRADO.