quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Briefing mal ''brifado'' de quem é a culpa?

     Quem nunca sentiu vontade de apertar o pescoço de alguém que te passa uma informação errada? E quando isso acontece exatamente numa agência de publicidade, você recebe o briefing do atendimento (ou do executivo(a) de contas para ser mais chique) aí vocês (redator, design, diretor de criação e o diabo a quatro) absorvem todas aquelas informações e começam a se dedicar àquele JOB muitas idéias mirabolantes, porém geniais (ou não né) aquele momento brainstorm que é essencial... aí finalmente o trabalho é finalizado, o cliente vai dar uma olhada no material e já olha com aquela cara de ''que troço é esse?'' depois de vários minutos de silêncio por parte do cliente, ele fala uma coisa que ninguém quer ouvir - ''Não foi exatamente isso que pedi, tem algo errado mais eu não sei o que é..'' 
     É nesse exato momento que gostaríamos de ter uma bola de cristal para tentar desvendar esse ''tem algo errado mais eu não sei o que é'' putz... Impossível adivinhar concorda?
     Mas de quem é a culpa afinal? Do atendimento que não fez as perguntas necessárias, não esclareceu todas as dúvidas com cliente ou não entendeu porcaria nenhuma que ele falou, mas mesmo assim fez o briefing cheio de ambiguidade e repassou para seus colegas? Ou a culpa é do cliente que não sabe o que quer, uma hora fala uma coisa depois quer outra?
Bem, clientes deste tipo estão espalhados por  todo mundo então é preciso ter Lábia, persuadir, e explicar que aquela marca, fonte e etc. não estão alí apenas de enfeite (explique e justifique todo o seu Job). 
     Atendimento, por favor não é legal sair de uma reunião com questionamentos na cuca, é preciso tirar as dúvidas com o cliente sim! Vergonha? Que nada! Quem está solicitando é ele e você terá que executar, e bem feito viu? Exija que ele tome uma decisão do quer para não ter problemas mais na frente e faça-o assinar o briefing, sim! Muitas agências (executivos de conta) fazem isso.
Vamos ter dó dos nossos colegas designers, redatores, diretores de criação... eles ''perdem tempo'' e colocam todo seu amor, dedicação e criatividade naquele job (nossa que dramática!) pra no final das contas ser corrigido ou descartado? coitados né? :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Publicitária, Assessora, ''Marketeira''. Num futuro não muito distante farei MESTRADO.